24 de fev de 2012

Lanchinhos saudáveis para hidratar Lanchinhos saudáveis para hidratar


Calor, mil atividades em paralelo e mais calor... Parece difícil conseguir manter uma alimentação equilibrada durante os dias quentes, principalmente no Carnaval. Muitas vezes nos falta até apetite e, assim, prejudicamos o corpo com deficiência de minerais e vitaminas.
Consumindo lanches saudáveis que podem substituir uma refeição ou pequenos lanchinhos para fazer durante o dia, podemos ganhar energia para poder aproveitar o melhor que a estação do calor tem a oferecer. Delicie-se e ainda ganhe saúde!
Experimente:
Para substituir uma refeição como almoço ou jantar

  • Sanduíche Mediterrâneo

1 tomate firme para salada
1 mussarela de búfala média ou 3 fatias de queijo branco
1 colher de sobremesa de azeite
Sal e pimenta do reino à gosto
1 colher de sopa de manjericão picado e 2 folhinhas para decoração
2 azeitonas pretas picadinhas
2 fatias de pão integral light torrado
Montar em camadas: tomate (polvilhar o sal e a pimenta do reino), queijo mussarela ou branco, tomate, queijo, tomate, queijo e por último o tomate. Cobrir com o molho (misturar o azeite com o manjericão) e enfeitar com as folhinhas de manjericão. Colocar a fatia de pão no prato e as azeitonas por cima. O tomate é rico em licopeno, que é um poderoso antioxidante. Combate os radicais livres e contribui para uma pele bonita.

  • Atum refrescante

(Quem for comer fora, pode levar em uma frasqueira térmica)
2 colheres de sopa de atum em lata (se for em óleo escorrer bem, ou preferir o atum em água)
1 colher de sopa de maionese light
1 colher de sopa de cenoura ralada
1 palmito bem picadinho
1 colher de sopa de pepino picado
1 azeitona verde picadinha
Sal e cheiro verde a gosto
Preparar o patê misturando os ingredientes e passar no pão. O atum é rico em ômegas. Protege o coração e combate o colesterol elevado.

  • Sanduíche tropical

1 baguete ou 1 pão francês
Folhas de rúcula
1 colher de sopa de azeite
1 fatia de manga cortada em cubinhos
2 fatias de queijo branco ou 2 sticks de kani kama
sal a gosto
1 colher de sobremesa de maionese light
Passar a maionese light no pão, colocar as folhas de rúcula e temperar com sal e ao azeite. Colocar o queijo branco ou o kani kama e a manga em cubinhos. A manga contém fibras que saciam e liberam glicose lentamente, dando energia prolongada e sem comprometer a cintura! E a rúcula é rica em sais minerais (para quem o sabor for muito acentuado, misturar com alface americana).

  • Crepe Sofisticado

Massa:
125 g de farinha (cerca de 1 xícara de chá + 1 colher de sopa cheia)
2 ovos
1 xícara de leite
1 pitada de sal
Manteiga (em quantidade suficiente)
Recheio:
1 bandeja de cogumelos frescos ou 1 vidro grande em conserva
1 vidro de palmito picadinho
Pimenta do reino a gosto
8 fatias de queijo mussarela
Queijo ralado à gosto
Mostarda dijon
Sal de trufas (opcional)
Flor de sal (um tipo de sal "crocante" para temperar a salada ou polvilhar um pouquinho sobre o crepe já montado)
Massa:
Bater com o batedor ou no liquidificador todos os ingredientes e depois esquentar a frigideira, colocar um pouco de manteiga, espalhar e depois jogar para cima ou virar no prato para dourar os dois lados. Fazer com a massa toda (dá cerca de 7 a 8 massas).
Recheio:
Colocar o cogumelo fresco em água fervente, depois escorrer, cortar em fatias e refogar com um pouco de manteiga, pimenta do reino moída e sal (quem quiser pode colocar o sal de trufas, que é especial e bem aromático)
Misturar o palmito picadinho (quem for fazer com o cogumelo em conserva só não precisa aferventar antes).
Na frigideira, colocar a massa, colocar um pouco de mostarda dijon, 1 fatia de queijo, o recheio de cogumelo com palmito e um pouco de queijo ralado. Fechar o crepe no meio e esperar o queijo derreter. Repetir o processo com todas as massas, e vá servindo quente. Bom apetite!
Sugiro acompanhar uma salada verde com alface americana, agrião, tomate cereja com azeite, sal (ou flor de sal) e limão ou aceto balsâmico.
Os cogumelos são ricos em proteínas, que trabalham na renovação celular e no sistema imunológico.
Opções para lanchinhos
Para a manhã são boas opções refrescantes e nutritivas:

  • Sucos do tipo "smothies"

"Smothie rosado": Meio pote de iogurte natural desnatado ou sabor de morango bater com meia polpa congelada (de morango, ou framboesa ou mirtilo), meio copo de leite desnatado e adoçante a gosto. Bater tudo no liquidificador e pronto. Rico em cálcio, previne a osteopenia (perda do cálcio) e a osteoporose (osso poroso, perigoso para fraturas).

  • "Falso Lassi"

O lassi é uma bebida tradicional indiana, esta versão é modificada...Bater uma fatia de manga, meio copo de iogurte natural desnatado, meio copo de leite, uma pitada de canela e uma pitada de cardamomo (uma especiaria especial que dizem ter poderes afrodisíacos...)
Opções para a tarde:
Podemos aproveitar e curtir um sorvete de fruta (mata a vontade de docinho e descansa a mente) ou um bom frozen iogurt. Só não vale colocar muitos recheios e caldas, pois comprometerá a leveza!
Outras ideias e preparar um suco tropical. bata no liquidificador uma banana nanica ou prata pequena com meio copo de leite, gelo, adoçante ou açúcar a gosto (pode nem ser necessário) e uma colher de sopa cheia de suco de maracujá concentrado.
Antes de dormir:
Experimente bater meio pote de iogurte natural com uma tigelinha de gelatina (pode ser light) já pronta. Fica delicioso e parecendo mousse.
Fonte: Revista Personare

Nenhum comentário:

Postar um comentário