21 de out de 2011

Mudança de horário a favor do seu bem-estar!






O horário de verão teve início no último domingo, 16 de outubro, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Estado da Bahia. Com isso, os relógios nesses locais são adiantados em uma hora e voltam ao normal no dia 26 de fevereiro de 2012.

Sonolência, dificuldade para dormir, preguiça e dor de cabeça são alguns dos sintomas que podem ser sentidos nos primeiros dias após a alteração nos relógios, mas, que em geral, desaparecem em uma semana. Deixando de lado esses e outros desconfortos comuns durante o período de adaptação, vale a pena buscar as vantagens dessa mudança.

Além da principal razão para que o horário de verão seja adotado, que é a redução do consumo de energia com o aproveitamento da luz solar, cada um pode procurar uma razão para tornar o novo horário mais agradável. Confira algumas sugestões que podem fazê-lo gostar da mudança:

• Ao sair do trabalho, para muitas pessoas, o dia ainda estará claro e ensolarado, o que favorece o bom humor e a prática de atividades físicas ao ar livre;

• ter a sensação de que o dia ainda não terminou e poder curti-lo por mais tempo;

• será possível aproveitar as piscinas e praias por mais tempo nos finais de semana;

• há quanto tempo você não vê o sol nascer? Agora, você terá mais oportunidades para desfrutar desse momento.

RECUPERE O RITMO MAIS RAPIDAMENTE 
Acordar mais cedo, dormir mais tarde e nem ver as horas passarem podem confundir o organismo até que ele consiga regular o sono novamente. Para voltar ao ritmo de costume com mais facilidade, prefira ambientes mais escuros próximo da hora de dormir para ter vontade de ir para a cama mais cedo. Procure manter a qualidade e a regularidade do sono.

COMO GARANTIR UM SONO TRANQUILO E EVITAR O CANSAÇO
 
DURMA EM UM AMBIENTE ADEQUADO
Quartos escuros, silenciosos e arejados favorecem o sono.

EVITE ATIVIDADES ESTIMULANTES ANTES DE DORMIR
Ver filmes violentos, ouvir música em volume muito alto e praticar atividades físicas muito intensas antes de se deitar pode estimular muito o organismo e provocar dificuldade na hora de dormir.

MANTENHA DISTÂNCIA DO CAFÉ
Evite alimentos com cafeína, como café, chocolate e chás. Quanto mais cafeína você consumir, mais difícil será dormir e mais sono sentirá no dia seguinte. Além disso, procure não comer nada pesado antes de deitar e não durma de estômago vazio.

DURMA ANTES DO SEU HORÁRIO HABITUAL
Na noite da mudança do horário, procure se deitar entre trinta minutos e uma hora antes do seu horário habitual para que não sinta a hora de sono que perderá com o horário de verão.

MANTENHA REGULARIDADE
Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário. Assim, seu organismo irá se acostumar com os seus horários e trabalhará melhor todos os dias.


Fontes: Portal Viver Bem Unimed e www.veja.com.br/saude

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