12 de ago de 2011

Pele de Sapo


Mais de 70 doenças podem ser tratadas com pele de sapo

Publicado em: 15/06/2011 por Sobenfee
Bombina maxima
Uma pesquisa feita por cientistas da Escola de Farmácia de Queen University, em Belfast, na Irlanda do Norte, identificou duas proteínas em peles de anfíbios, como sapos e pererecas, que podem regular o crescimento de vasos sanguíneos. A descoberta pode levar à criação de novos tratamentos para mais de 70 doenças.
Uma das proteínas inibe o crescimento de vasos sanguíneos, podendo ser usada para matar tumores cancerígenos. O professor Chris Shaw, que lidera a pesquisa, explicou que a maioria desses tumores apenas pode crescer até um certo tamanho, até que precisarem de vasos sanguíneos que forneçam oxigênio e nutrientes. “Ao paralisarmos o crescimento dos vasos sanguíneos, o tumor terá menos chance de crescer e, eventualmente, vai morrer. Isto tem o potencial de transformar o câncer de doença terminal em condição crônica”, acrescentou.
A equipe de cientistas, que foi premiada pela pesquisa, também descobriu que o sapo Bombina maxima (Bombinatoridae) produz uma proteína que estimula o crescimento de vasos sanguíneos, e que pode ajudar pacientes com ferimentos e operações a se recuperarem mais rapidamente. “Isso tem o potencial para tratar uma série de doenças e problemas que precisam do reparo rápido dos vasos sanguíneos, como a cura de feridas, transplantes de órgãos, ulcerações diabéticas e danos causados por derrames ou problemas cardíacos”, afirmou Shaw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário