7 de nov de 2011

Curiosidade!

Soluço
O que acontece com o corpo quando você SOLUÇA?

1º - O nervo fênico sofre ou o nervo vago sofre uma irritação;2º - O músculo do diafragma contraí involuntariamente;
3º - A glote (músculo da garganta) se fecha também involuntariamente e não deixa o ar voltar dos pulmões provocando o barulho típico do soluço (Hic-Hic).



Acredita-se que uma mudança brusca de temperatura externa possa levar ao soluço. Outras possíveis causam seriam comer em exagero e muito rápido (ao engolir a comida rapidamente, engole-se também muito ar - o que formaria uma bolha de ar no estômago e sensibilizaria os nervos). Exceder-se na ingestão alcoólica ou ingerir algo muito gelado. 
A maioria dos casos é benéfico, mas os soluços também podem ser um sinal de algum problema de saúde, principalmente quando são persistentes.
As crises raramente duram muito tempo.
Não há comprovações científicas nas soluções caseiras para currar o soluço. Apesar de algumas parecerem eficazes. Dar um susto na pessoa, prender a respiração por alguns segundos ou fazer gargarejos com bebidas geladas eventualmente poderiam induzir a uma mudança metabólica ou respiratória e ajudar a cessar as  contrações no diafragma. 

O soluço não tem nenhuma função fisiológica, ou seja, não tem utilidade para o corpo humano. Não é defesa, não faz bem, nem mal. 

Fonte: Minha Saúde revisado por Ana Paula Moreira Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário