O bom uso do blog pelo profissional da saúde
Seus clientes em potencial estão online. Use o blog para divulgar seu trabalho e seu conhecimento e aumente os seus atendimentos.
Por
A forma como as pessoas procuram informações sobre um produto ou serviço
mudou. Antes, buscavam saber as opiniões dos amigos e colegas. Hoje essa
situação ainda acontece, mas agora essas informações são procuradas na internet,
no Orkut e no Facebook, junto aos seguidores no Twitter, em comunidades e tantos
outros meios.
Os futuros clientes de uma empresa ou de um profissional liberal normalmente
querem saber mais sobre a pessoa ou negócio antes mesmo de um contato, então,
recorrem às buscas no Google, em portais especializados, em sites ou blogs. Por
isso, o profissional precisa estar onde seu público está. E se ele está online,
esse deve ser o seu caminho também.
O profissional deve quebrar a barreira de focar o marketing apenas nas
redondezas de onde presta o serviço e expandir sua divulgação para internet e
uma boa forma é criar e atualizar um blog com informações profissionais
relevantes ao público.
Muitas vezes podemos encontrar alguma barreira nesse meio e nem sempre os
resultados são imediatos, pois primeiro é preciso alcançar uma boa divulgação
para depois colher os frutos e isso vem, geralmente, a médio ou longo prazo.
Conhecer muito bem os assuntos e o trabalho é essencial para esse retorno
positivo.
Se o profissional quiser ter resultados mais rápidos, a internet lhe
proporciona ferramentas para isso. Um exemplo é anunciar seus serviços pelo
Google Adwords (publicidade feita por compra de palavras-chave).
O fato é: hoje ter seu negócio online é muito significativo e adotar
estratégias de marketing na internet, ir além dos cartões de visitas e anúncios
tradicionais – rádio, jornais… – é essencial.
Algumas vezes me deparei com emails de pessoas interessadas em contratar meus
serviços para uma consultoria em marketing digital tanto para empresas quanto
para profissionais liberais.
Mas, como isso funciona se você não é da área da saúde?
É verdade não sou, entretanto isso vale para todo tipo de prestação de
serviço e com o profissional da saúde (Nutricionista, Fisioterapeuta, Médico,
Educador Físico…) não é diferente. Como tenho muito contato com profissionais da
área de saúde, conheço diversos que, por meio dos seus blogs ou sites,
conseguiram angariar novos clientes e, até mesmo, firmar parcerias.
Com um blog você poderá mostrar seu conhecimento por meio de artigos, vídeos,
podcasts… e assim gerar conteúdo sobre os assuntos interessantes ao seu
público-alvo.
Dessa forma, você será lembrado no momento quando alguém necessitar do tipo
de serviço que você presta e até poderá virar referência no assunto, expandindo
assim, o seu leque de possibilidades de negócio.
Para exemplificar podemos dividir as buscas dos clientes (ou pacientes,
dependendo do serviço) de duas formas:
Quando já se tem os nomes dos profissionais e o cliente deseja saber
mais sobre eles:
Quando alguém conhece determinado profissional, pode buscar informações sobre
ele na internet. Por isso é importante ter bastante material relevante. Isso
conta muitos pontos positivos, principalmente quando há a dúvida entre dois
profissionais.
Quando se faz a busca por profissionais:
Seu nome nos buscadores (Google, Bing, Yahoo…)
Se seu site ou blog tiver a SEO bem feita e aparecer bem colocado, você
poderá ganhar clientes. Exemplos:
Nutricionista em Ipatinga. Veja uma imagem ilustrativa que
encontrei quando procurei no Google pelo termo Nutricionista em
Ipatinga. Note: o Site Dicas de Nutrição da Dra. Kilza é o primeiro a
aparecer no resultado e isso é muito bom para a profissional.
Nutricionista Belo Horizonte. Quando feita a busca no Google
por Nutricionista Belo Horizonte obtive o resultado da imagem abaixo.
Nesse caso, tive duas situações: uma no qual uma clínica aparece nos resultados,
mas pelo anúncio no Google Adwords como falado acima (n° 1) e a outra situação é
a da Nutrício que aparece na primeira posição das buscas naturais.
Nutricionista Brasília. Nesse exemplo obtive vários sites e
blogs nos primeiros resultados, mas, chamo atenção para o site da Andreia Torres
que aparece em segundo na pesquisa pelo termo Nutricionista Brasília.
Nota: o site mostrado é feito e hospedado pelo Blogspot (hospedagem
gratuita).
Outros exemplos:
- Médico São Paulo;
- Personal Diet BH;
- Personal trainner no Rio de Janeiro.
Obs: O Google permite que você cadastre seu negócio no Google
Places for Business. Isso o ajudará a ser localizado quando alguém fizer uma
busca local pelo Google.
São várias as formas como as pessoas podem encontrar seus serviços, por isso
é preciso analisar quais são as palavras mais usadas. Um bom trabalho de SEO é
essencial.
Além do marketing pessoal e profissional, existem diversas outras
possibilidades de negócios alcançadas por meio de um blog ou site:
- Parcerias com outros profissionais que complementam seu serviço;
- Novos negócios;
- Possibilidades de ganhar dinheiro com seu blog;
- Para quem prefere trabalhar como funcionário de uma empresa, um blog poderá ajudar a conseguir um bom emprego, pois as empresas estão cada vez mais antenadas na vida online das pessoas e muitas buscam novos profissionais pela internet;
- Parcerias com empresas;
- Possibilidade de ganhar produtos e serviços de empresas;
- Prestar consultoria online;
- Para quem gosta de escrever um blog é um bom ponto de partida para você divulgar um e-book ou um livro impresso. Você pode usar sua estrutura para difundir seu livro e também para vendê-lo.
Enfim, abre-se um leque de oportunidades.
Deu para ver a amplitude desse tema? Mas, é importante saber que o trabalho
deve ser feito de forma profissional, afinal, quando falei de internet falei de
exposição do seu nome publicamente. Assim, se for aderir à ideia de fazer um
blog, faça com bastante qualidade.
Algumas sugestões de sites para criação de um blog são:
Wordpress
– Um dos mais usados por blogueiros profissionais.
Blogspot – Simples
e fácil de usar, porém, um pouco limitado. Para criar um blog pelo blogspot
recomendo o Curso Gratuito
Blogspot.
Fonte: www.unimed.com.br
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