29 de nov de 2011

Sucoterapia

Frutas e vegetais: tire proveito de bebidas funcionais que tratam alergias, dor de cabeça e até acne. De quebra, os sucos servem para acelerar a perda de peso. Confira!


O que uma maçã docinha, uma goiaba suculenta e um melão cheinho de caldo têm em comum, além da sensação agradável que proporciona ao paladar, logo na primeira mordida? Todos eles são ingredientes de sucos pra lá de saudáveis, que funcionam como coadjuvantes no tratamento de diversas doenças. Bebidas saborosas, fáceis de fazer e sem contraindicações, "Os vegetais, em geral, são ricos em vitaminas, minerais, fibras e substâncias que chamamos de compostos bioativos, que ajudam o organismo a se manter em equilíbrio, minimizando o risco de problemas de saúde, incluindo as doenças crônicas não transmissíveis, como o colesterol alto, o diabetes tipo 2 e a hipertensão", afirma a nutricionista Mariana Corrêa de Almeida, do Laboratório Panizza. Porém, tanto quanto no tratamento com medicamentos convencionais, a terapia à base de vegetais precisa ser levada a sério. É importante destacar que a ingestão desses alimentos deve ser habitual para que se tenha sucesso na prevenção ou tratamento de doenças. Eles precisam ser incorporados à alimentação rotineira, e uma forma de fazer isso é consumi-los em forma de sucos. Os sucos que reúnem mais de uma fruta, verdura ou legume em sua composição, são uma alternativa para quem não tem tempo de fazer várias refeições ao dia ou tem dificuldade de colocar esses alimentos no prato, respeitando a dose recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de cinco porções.
Quando o consumo dos sucos vira uma constante, fica fácil, fácil zerar essa necessidade diária. Para aproveitar só os benefícios das frutas, verduras e legumes, o cuidado com a procedência deles é fundamental. Se puder, fique com os orgânicos, vendidos por empresas certificadas, em que você confie. "Esses vegetais são cultivados sem agrotóxicos, e, por isso são ricos em nutrientes, compostos bioativos e têm sabor mais acentuado e agradável", garante Mariana. Além disso, quanto mais fresco, melhor. "Quanto mais tempo o alimento permanecer estocado, menor a quantidade de nutrientes. Isso porque muitas vitaminas importantes para a saúde são sensíveis à luz e ao calor", alerta a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais (SP). Outro ponto importante, para colher apenas as vantagens desses alimentos, é higienizá-los bem antes do consumo. "O ideal é lavar em água corrente usando uma escovinha ou uma esponja limpa", ensina a nutricionista Giovanna Arcuri. Depois, deixe de molho em substância clorada por pelo menos 15 minutos e enxágue muito bem antes de usar.
Na hora de preparar o suco, tanto faz usar um liquidificador ou uma centrífuga. O importante mesmo é consumi-lo logo após o preparo. "Assim, a perda de nutrientes é mínima", diz a nutricionista Paula Gandin. E não coe os sucos. "As fibras vão melhorar o trânsito intestinal, o que favorece a eliminação de toxinas mais rapidamente, beneficiando a saúde em geral. Além disso, as fibras aumentam a sensação de saciedade, o que é bom para quem quer evitar beliscar nos intervalos entre as refeições, pois tem o objetivo de perder peso", diz. Sementes, em geral, devem ser descartadas. "Elas podem deixar o suco com um gosto amargo como os da laranja, da mexerica, entre outros.
E vale lembrar: embora sejam fontes de açúcares, carboidratos e até gorduras (como o abacate), é bem pouco provável que o consumo de frutas in natura ou na forma de sucos desequilibre o seu regime. "Os verdadeiros vilões são o açúcar adicionado ao suco, os doces em geral, o pão francês, as carnes gordas, os cremes e os queijos amarelos. Eles pesam mais na balança do que os vegetais", pondera Mariana. E até mesmo os diabéticos podem se beneficiar da terapia: "A recomendação é que mesmo essas pessoas que precisam restringir o açúcar consumam ao menos três porções de frutas por dia".
Na hora de preparar o suco, tanto faz usar um liquidificador ou uma centrífuga. O importante mesmo é consumi-lo logo após o preparo
Ingredientes chave aguçam o sabor 
Para proporcionar uma experiência cada vez mais agradável ao paladar e evitar que o gosto dos sucos, consumidos rotineiramente, chegue a enjoar, a melhor pedida é investir em alguns ingredientes-chave, que modificam o sabor e o aroma, sem interferir nas propriedades funcionais da bebida. "A hortelã, a cidreira ou capim limão e a flor de hibisco são exemplos de ervas que podem ser adicionadas aos sucos", indica a nutricionista Paula Gandin. Canela, cravo e raspas de limão também ajudam a alterar o sabor, aguçando o paladar. Para adoçar, em vez do mel, também vale o açúcar mascavo. "Com o tempo, procure adoçar cada vez menos, para descobrir o sabor natural dos alimentos e de suas combinações. Essa exploração sensorial também pode ser muito agradável", garante a especialista.

10 receitas poderosas
E se você adorou a ideia de investir nos sucos funcionais, aí vão algumas receitas selecionadas. Elas contam com as propriedades nutricionais de alguns vegetais que, incorporados à alimentação, ajudam a tratar problemas bem específicos.
UVA 
Previne complicações cardiovasculares

Receita pro-coração:
bata, no liquidificador
 200 ml de suco de uva integral
 50 ml de água
 1/2 colher (café) de açafrão em pó
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "A uva contém resveratrol, um potente antioxidante, que age capturando os radicais livres do organismo, evitando a destruição das células e a oxidação da fração LDL do colesterol (ou colesterol ruim). A consequência direta é a diminuição do risco de problemas de coração", garante a nutricionista Cínthia Perine.
Combinação esperta: o açafrão pode ser adicionado ao suco de uva, uma vez que a fruta disfarça bem o sabor do tempero. "O açafrão possui curcumina, substância com inúmeras propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que potencializam a ação da uva", diz Cínthia.
fotos Danilo Tanaka
LARANJA-PERA 
Evita e controla as alergias

Receita pró-sistema imunológico:
bata, no liquidificador
 100 ml de suco de laranja
 1 banana
 1 colher (sopa) de gergelim
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "A laranja contém muita vitamina C, um dos nutrientes mais importantes para o sistema imunológico. Ela favorece a síntese de interferon, proteína responsável pela proteção do organismo, e ainda aumenta a mobilidade das células de defesa", diz Cristina.
Combinação esperta: o gergelim, como toda semente, possui alta concentração de fibras, favorecendo o bom funcionamento intestinal. Como consequência, o organismo acaba se depurando das substâncias que estão lhe fazendo mal com mais rapidez.
fotos Danilo Tanaka
YACON                                                                 
Auxilia na função intestinal
Reita laxante:o liquidificador                                     
 3 laranjas com bagaço
 1/2 unidade grande de yacon
 1/4 de mamão
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "O yacon é uma raiz rica em compostos fibrosos conhecidos como frutooligossacarídeos, que melhoram muito a função intestinal", diz Cínthia. A raiz se parece muito com uma batata e é facilmente encontrada em feiras livres e grandes sacolões.
Combinação esperta: o mamão e a laranja já são reconhecidos por suas propriedades laxantes. Por isso mesmo, podem ajudar a evitar a constipação e mesmo a ocorrência de hemorroida.

Para aproveitar só os benefícios das frutas, verduras e legumes, o cuidado com a procedência deles é fundamental. Prefira os orgânicos, vendidos por empresas certificadas, em que você confie

fotos Danilo Tanaka

AGRIÃO
Ajuda nas terapias de recuperação

Receita antianemia:
bata, no liquidificador a polpa de
 2 tangerinas com bagaço
 50 ml de água
 1 colher (sopa) cheia de agrião fresco
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "O agrião é uma fonte importante de ferro, assim como outros vegetais verdes-escuro. Também oferece boa quantidade de vitamina C. Em conjunto, esses dois nutrientes atuam na prevenção e tratamento da anemia por carência de ferro e ácido fólico", explica a nutricionista funcional Cristina dos Santos Martins.
Combinação esperta: frutas cítricas, como a tangerina, vão oferecer uma dose extra de vitamina C. E o nutriente é reconhecido justamente por favorecer a absorção do ferro proveniente da alimentação.

MAÇÃ
Restabelece a flora gástrica

Receita anti-inflamatória:
bata, no liquidificador
 200 ml de água
 3 maçãs com casca
 1 colher (chá) de mel
 1 lasca de gengibre e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "A fruta é um alimento imprescindível na recuperação da flora intestinal e no tratamento da disbiose, uma alteração gastrointestinal bastante comum, beneficiando inclusive quem toma antibióticos. Contém polifenóis, vitamina C, ácido málico e tartárico, funcionando como antifúngico natural. Além disso, as fibras solúveis provenientes da pectina, que estão na casca da fruta, favorecem o bom funcionamento do intestino", explica Cristina dos Santos Martins.
Combinação esperta: o gengibre também é digestivo e possui ação antiinflamatória. "Ele funciona como um antiemético natural, e ajuda a combater os enjoos e o mal-estar", explica Paula Gandin.
Os vegetais, em geral, são ricos em vitaminas, minerais, fibras e substâncias que chamamos de compostos bioativos, que ajudam o organismo a se manter em equilíbrio

GOIABA
Alivia a dor de cabeça

fotos Danilo Tanaka
Receita anticefaleia:
bata, no liquidificador a polpa de
 2 goiabas bem maduras
 200 ml de água
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "A goiaba se destaca como uma das frutas com maior potencial antioxidante. Tem compostos fenólicos, vitamina C e licopeno, substâncias que promovem uma verdadeira faxina no organismo. O resultado dessa limpeza por dentro é a sensação de bem-estar e o alívio da dor", explica a nutricionista Cristina.
Combinação esperta: o mel, quando adicionado a qualquer tipo de suco feito com vegetais, ajuda a tornar a bebida mais atrativa ao paladar. O açúcar que contém é outro trunfo, desde que usado em quantidades moderadas. Ele pode ajudar a acalmar, aplacando o estresse que potencializa as dores, incluindo as cefaleias.


ABACATE
Diminui a acne

Receita cicatrizante:
bata, no liquidificador
 1 copo (200 ml) de extrato de soja (em forma líquida e não em pó)
 2 colheres (sopa) de polpa de abacate
 1 colher (sopa) de farelo de trigo
 1 colher (chá) de mel e alguns cubos de gelo
Beba 1 copo (250 ml), duas vezes por semana.
Por que: O abacate é fonte de ácido pantatênico e vitamina B5, duas substâncias importantes para o equilíbrio dos ácidos graxos e dos hormônios sexuais, que têm tudo a ver com a acne. Os componentes bioativos da fruta aceleram o processo de cicatrização, melhorando sua aparência.
Combinação esperta: a soja é outro aliado indispensável de quem quer manter a pele bonita. Ela favorece a síntese de colágeno e de ácido hialurônico, o que proporciona mais firmeza e elasticidade. As isoflavonas também ajudam a retardam os sinais do envelhecimento.

COUVE
Turbina a perda de peso

Receita antioxidante:
bata, no liquidificador
 1 cenoura,
 1 folha de couve,
 1 talo de agrião,
 1 pepino,
 1 maçã, gengibre e hortelã a gosto e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: O vegetal é antioxidante, rico em fibras que turbinam o funcionamento do intestino e ainda é pobre em calorias.
Combinação esperta: o gengibre dá um sabor todo especial a qualquer tipo de suco e deve ser usado especialmente por quem deseja emagrecer. Ele é conhecido como alimento termogênico, que acelera o funcionamento do metabolismo, favorecendo, como consequência, a queima de gorduras.

AMEIXA-PRETA
Afasta e trata a prisão de ventre

Receita pró-beleza:
bata, no liquidificador a polpa de
 3 laranjas com bagaço
 4 ameixas-pretas
 1/2 mamão papaia
 1/2 colher (sopa) de linhaça dourada
 1/2 colher (sopa) de farelo de aveia
 1/2 pera e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: rica em fibras, tem poder laxante. "Em consequência do bom funcionamento intestinal, todo organismo passa a funcionar melhor e a pele fica muito mais lisinha e bonita", garante a nutricionista Giovanna.
Combinação esperta: frutas e cereais integrais, como a laranja, o mamão, a linhaça e a aveia, vão turbinar o efeito da ameixa no organismo, ajudando a corrigir o ritmo de funcionamento do intestino quase que instantaneamente.

fotos Danilo Tanaka
MELÃO ORANGE
Combate a retenção de líquidos e o inchaço

Receita diurética:
bata, no liquidificador a polpa de
 suco de 1 lima-da-pérsia inteiras
 1 xícara (chá) de melão orange picado
 1 xícara de chá de cavalinha
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), três vezes por semana.
Por que: "O melão funciona como um excelente diurético, além de ser boa fonte de vitaminas A, C e do complexo B e de minerais como o ferro, cálcio e o fósforo", diz a nutricionista funcional e personal diet Luciana Harfenist.
Combinação esperta: a cavalinha é uma erva fitoterápica que pode ser usada como ingrediente especial de um suco de melão. "Ela fornece boas quantidades de silício e potássio, o que potencializa o efeito diurético do suco. O silício também auxilia na saúde da pele", esclarece Paula Gandin.



 Fonte:  Revista Viva Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário