9 de nov de 2011

Notícia...Recém-nascido morre ao receber leite na veia.


Recém-nascido morre ao receber leite na veia

Da Redação, com Primeiro Jornal

pauta@band.com.br

Um recém-nascido morreu após receber leite na veia em um hospital de São Paulo. Uma auxiliar de enfermagem teria confundido o alimento com um remédio. 

O bebê nasceu prematuro, com quase oito meses, e foi encaminhado para UTI do Hospital Municipal Professor Mário Degni, na zona oeste de São Paulo. 

Por falta de acomodações, a mãe, Jovenita Oliveira de Abreu, amamentava o filho durante o dia e deixava um frasco com leite materno para que a auxiliar de enfermagem desse ao bebê à noite. Dessa forma, ele recebia leite por uma sonda nasal e medicamentos via intravenosa.

No entanto, na hora de dar o remédio para o recém nascido, uma auxiliar de enfermagem, que não teve o nome revelado, confundiu o frasco e colocou dez ml de leite materno na veia do bebê. Meia hora depois, ele apresentou sinais de falta de ar, mesmo ligado a tubos de oxigênio, e não resistiu.

Segundo o delegado, Roberto Santos Moraes, uma médica que estava de plantão confirmou que houve erro por parte da equipe. Foi instaurado um inquérito administrativo para apurar os procedimentos adotados. O Hospital não se pronunciou sobre o caso.

Eu, Ana Paula Moreira Campos, Enfermeira/Professora fico indignada com essas situações recorrentes de total falta de atenção, responsabilidade, compromisso das pessoas que lidam com pacientes. Não é possível compreender tamanho despreparo dessas pessoas, e não venham me dizer que é porque estamos cansados, porque trabalhamos muito, porque somos mal remunerados, porque...porque. Basta! Precisamos compreender URGENTEMENTE que estamos lhe dando com VIDA. Onde está nossos Conselhos Regionais e Federais que ainda não perceberam que é necessário ocorrer fiscalização nas Escolas Técnicas, nos Hospitais seja lá onde existir a "Enfermagem". Isso é absolutamente necessário, assim como é necessário também melhorias para categoria. Porém nesse momento, minha indignação é com essa auxiliar de enfermagem, ou mesmo que fosse qualquer outro profissional atuante na área de saúde que cometesse o erro, ainda assim estaria indignada. Esses erros na área da saúde estão cada vez mais recorrentes, principalmente, na área da enfermagem, ou eles estão sendo os mais divulgados na mídia. E justamente por isso está na HORA DE ACORDAR... Faça uma escolha correta quando decidir cuidar, ajudar, auxiliar, prestar assistência a alguém coloque-se no lugar do outro. Isso já é um bom começo! Lembre-se a VIDA de muitas pessoas está em nossas mãos, não a tire por ERROS. Preste atenção no que será feito com o seu paciente. E outra coisa muito importante obtenha conhecimento, obtenha prática, compreenda o que está fazendo, mantenha calma mesmo que você tenha mil pacientes para assistir. A VIDA é uma dadiva de Deus somente ele possui o direito de tirá-la! Obrigada e desculpem o desabafo mas estou cansada de tantos ERROS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário