Esparadrapo terapêutico
Conhecida como kinesio taping, bandagem elástica é usada para auxiliar a reabilitação neurológica, ortopédica e muscular.
O método kinesio taping foi desenvolvido pelo médico quiropata Kenzo Kase na década de 70, no Japão.
Trata-se do uso de bandagens funcionais elásticas para auxiliar no processo de reabilitação física, nas áreas neurológica, ortopédica e muscular.
Esse esparadrapo elástico, muito aderente à pele e à prova d’água, é aplicado na pele usando técnicas exclusivas e específicas para cada problema e segmento do corpo.
“Não há medicamento na fita. É a maneira como ela é aplicada que faz efeito sobre a queixa do paciente. Esticamos a bandagem e colamos na pele, que tem inúmeros pontos sensíveis que ativam océrebro. A kinesio pode relaxar ou sustentar uma área do corpo, conforme avaliação inicial”, explica o fisioterapeuta Enio Kanayama, especialista no método, da FisioAction, de São Paulo.
As indicações terapêuticas do esparadrapo terapêutico incluem lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contraturas musculares, artrose, artrite, fascite plantar, hérnia de disco, linfedemas, estiramentos e paralisia facial, entre outros problemas.
Mas a kinesio não se limita ao consultório dos fisioterapeutas. Ela ganhou cores e invadiu o mundo do esporte. Dos octógonos de MMA às quadras de tênis e pistas de corrida e triatlo, os esparadrapos terapêuticos são cada vez mais comuns e chamam muito a atenção.
O Spiral Taping ou Técnica do Esparadrapo é uma técnica que consiste na colagem de fitas adesivas, sem medicamentos, sobre lugares específicos do corpo. De acordo com o local de colagem e com o formato da fita, será provocado um estímulo que vai ativar o sistema nervoso, havendo a liberação de substâncias que, além de relaxar os músculos, proporcionarão efeitos analgésico e antiinflamatório.
Indicações:
Indicações:
- Doenças reumáticas
- Artrite
- Lesões originadas por práticas esportivas
- Lesões decorrentes de esforço repetitivo (LER)
- Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho
- Dor ciática
- Dores lombares
- Dores no joelho
- Torcicolos
- Tendinite...
Fonte: Saúde IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário